Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Escolas de BH mudam rotina para minimizar efeitos do clima ‘desértico’ da onda de calor; veja como

As escolas municipais e de Educação Infantil (EMEIs) de Belo Horizonte receberam orientações para adaptar a rotina devido à onda de calor e à baixa umidade do ar na capital. As medidas seguem as recomendações das autoridades de saúde para minimizar o desconforto térmico e respiratório. A Secretaria Municipal de Educação informou nesta quinta-feira (5 de agosto) que não há previsão de suspensão das aulas.

Crianças, por serem mais vulneráveis, correm maior risco de desenvolver complicações de saúde com o tempo seco e o calor intenso, que agravam problemas respiratórios como asma e bronquite e podem causar fadiga.

Pais também estão ajustando a rotina dos filhos para enfrentar o calor. Istela Mineiro, mãe do Cauã, de 4 anos, tem ensinado a importância de manter-se hidratado. “Eu mando sempre uma garrafinha cheia de água e reforço para ele beber constantemente e evitar ficar no sol durante o recreio”, disse. Em casa, os cuidados continuam, já que o filho tem sofrido com ressecamento do nariz e garganta. “Estamos usando soro e hidratando”, completou.

Ana Clara Monteiro da Costa, mãe de Valentina, de 4 anos, e Enrico, de 2, compartilha preocupações semelhantes. “Deixo eles o mais à vontade possível, só de calcinha e cuequinha, e ofereço muita água”, relatou. Ela até mandou água de coco para a escola e preferiu calçados mais frescos, como chinelos, para evitar desconforto.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as escolas estão ajustando atividades como as aulas de educação física, o tempo ao ar livre e a alimentação oferecida aos alunos para se adequar às condições climáticas.

Veja as orientações às escolas de BH durante a onda de calor e clima “desértico”:  

  • Evitar atividades intensas ao ar livre e em contato direto com o sol, com o uso de chapéu de abas;
  • Ventilar e umidificar o ambiente;
  • Aumentar a ingestão de água das crianças;
  • Priorizar refeições leves e pouco condimentadas;
  • Nas EMEIs, utilizar sempre que possível os espaços Kid Wash, onde as crianças podem se refrescar;
  • Os professores devem conversar e orientar os alunos sobre todos os cuidados que devem ser tomados e os riscos para a saúde diante dessa situação climática.

BH pode bater novo recorde de calor nesta quinta

Belo Horizonte enfrenta mais um dia quente e com alertas para onda de calor e baixa umidade. A quinta-feira (05) pode registrar o recorde dos últimos tempos com máxima de 35°C, segundo a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Até o momento, o dia mais quente do ano na capital foi terça-feira (3 de setembro), quando os termômetros marcaram 34,4°C. Ontem, o índice ficou em 33,9°C. Como não há previsão de chuva ou chegada de frente fria ao Estado, BH segue abafada e com névoa seca. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode ficar em 10%, à tarde, o que é abaixo do registrado no deserto do Saara, no Norte da África (entre 14% e 20%).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação