Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Erro judicial: jovem de 20 anos sem filhos é preso por pensão alimentícia

Gustavo Rodrigo Ferreira Lopes, de 20 anos, passou mais de 24 horas preso injustamente por falta de pagamento de pensão alimentícia, mesmo sem ter filhos. O caso começou em 2017, quando ele tinha apenas 12 anos.

A Defensoria Pública do Distrito Federal apontou que o processo teve origem em São Paulo e sequer mencionava o nome de Gustavo. O mandado de prisão, porém, foi expedido em Minas Gerais, e a Vara de Execução Penal de Igarapé reconheceu o erro, afirmando que ele não deveria ter sido preso.

Gustavo foi detido em Taguatinga (DF), onde mora, e, ao contestar a prisão, ouviu dos policiais que “não tinha o que fazer”. Durante o tempo na cadeia, ficou na mesma cela que acusados de homicídio. O erro foi descoberto apenas antes da audiência de custódia, e o juiz ordenou sua soltura, além de acionar o CNJ para investigar uma possível fraude no caso.

“É horrível ser levado sem culpa, com todos os vizinhos vendo. Mas o pior foi ficar lá dentro sem ter feito nada”, desabafou Gustavo.

A defesa agora busca uma indenização por danos morais contra o Estado e quer identificar os responsáveis pela prisão ilegal.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação