Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Eleições 2022: ‘Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro’, diz Llosa, nobel de literatura

Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou que, apesar das “travessuras” de Jair Bolsonaro (PL), prefere o atual presidente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com suas travessuras, ele não é Lula”, comentou.

Defensor do liberalismo, Vargas Llosa insistiu que Bolsonaro “não é um candidato que desperta nosso entusiasmo”. O escritor fez duras críticas ao atual presidente brasileiro por causa da postura durante a pandemia de covid-19 e, principalmente, os ataques às vacinas.

“É um absurdo, é absurdo confrontar-se do jeito que ele (Bolsonaro) fez. Me parece uma irresponsabilidade absoluta”, disse Vargas Llosa, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1990.

Por outro lado, o autor de clássicos como “A festa do bode” destacou que “há uma espécie de paixão por Lula, principalmente na Europa”, mas lembrou que o ex-presidente brasileiro “estava na prisão”  “por ser ladrão”.

O escritor deu as declarações nesta quarta-feira (11) durante palestra em Montevidéu, capital do Uruguai, a convite do ‘think tank’ liberal Centro de Estudos para o Desenvolvimento (CED). Ele falou sobre assuntos atuais em países da América Latina, incluindo o Brasil.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação