Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

‘Deus Azul’ da ‘Santa Ceia’ da abertura de Paris pede desculpas e revela quanto recebeu

Um dos momentos mais controversos da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris foi uma performance que muitos associaram a uma paródia da “Última Ceia” de Jesus Cristo. Philipe Katerine, o artista que apareceu nu e pintado de azul deitado sobre a mesa, pediu desculpas e revelou quanto recebeu para representar o “Deus Dionísio”. Em entrevista ao jornal francês Libération, Katerine revelou o pagamento, gerando críticas, pois semanas antes, a organização do evento havia afirmado que os artistas que participassem da abertura não receberiam cachê. Alguns dançarinos chegaram a interromper os ensaios, alegiam desigualdade no tratamento dos artistas.

“Não sei quanto os outros receberam, espero que tenha sido o mesmo… Eu recebi 200 euros. Pareceu-me uma quantia razoável, então aceitei. Coloquei no bolso. Esse é o infortúnio. Mas, você sabe, eu teria pagado 200 euros para participar”, disse Katerine. O valor equivale a cerca de R$ 1.254 na cotação atual.

Em entrevista à CNN, o cantor também pediu desculpas aos franceses: “Lamento se foi chocante, não era a intenção… Fui criado na religião cristã. E o que é belo na religião cristã é o perdão. Então, peço desculpas se ofendi”, afirmou.

Direção nega referência à Última Ceia

Apesar das comparações com a “Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, a direção artística do evento negou que a cena tenha sido uma paródia do momento cristão. Thomas Jolly, diretor artístico da cerimônia, explicou ao canal francês BFM que a intenção era criar uma “grande festa pagã” inspirada nos deuses do Olimpo e que Katerine representava o Deus Dionísio.

“Você nunca encontrará em meu trabalho qualquer desejo de zombar ou difamar. Eu queria uma cerimônia que unisse as pessoas, que as reconciliasse, mas também uma cerimônia que afirmasse nossos valores de liberdade, igualdade e fraternidade… Dionísio aparece nessa mesa porque ele é o deus da festa, do vinho, e pai de Sequana, a deusa associada ao rio Sena”, explicou Jolly.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação