Desenvolvimento Única Sites
Destino de astronautas ‘presos no espaço’ será decidido em até 2 semanas, diz NASA
Os astronautas americanos Suni Williams e Butch Wilmore estão na Estação Espacial Internacional (EEI) há 70 dias, sem previsão de retorno imediato à Terra. Durante uma coletiva de imprensa realizada pela NASA nesta quarta-feira (14), a agência informou que está analisando as opções de retorno, mas a decisão final só será tomada em cerca de duas semanas.
Segundo funcionários da NASA, engenheiros e especialistas estão revisando dados de testes e avaliando diferentes possibilidades para trazer Williams e Wilmore de volta em segurança. Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA, indicou que a análise deve ser concluída na próxima semana ou no início da semana seguinte.
A dupla de astronautas partiu da Terra no dia 5 de junho, com uma missão que deveria durar apenas alguns dias. No entanto, problemas no sistema de propulsão da cápsula Starliner, fabricada pela Boeing, levaram a vários adiamentos do retorno. Este foi o primeiro voo tripulado da Starliner e, devido aos problemas técnicos, há dúvidas sobre a segurança do retorno com essa nave.
Uma das alternativas em consideração é utilizar uma nave da SpaceX, concorrente da Boeing, para trazer os astronautas de volta. Nesse cenário, a cápsula da SpaceX sairia da Terra com dois assentos livres para o retorno dos americanos, mas essa missão está planejada para durar seis meses, o que adiaria o retorno para fevereiro de 2025.
“Tenho certeza que eles estão aproveitando ao máximo este tempo, mas também estão ansiosos por uma decisão, assim como todos nós”, comentou Bowersox, referindo-se ao ambiente da EEI e à situação dos astronautas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.