Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Destino de astronautas ‘presos no espaço’ será decidido em até 2 semanas, diz NASA

Os astronautas americanos Suni Williams e Butch Wilmore estão na Estação Espacial Internacional (EEI) há 70 dias, sem previsão de retorno imediato à Terra. Durante uma coletiva de imprensa realizada pela NASA nesta quarta-feira (14), a agência informou que está analisando as opções de retorno, mas a decisão final só será tomada em cerca de duas semanas.

Segundo funcionários da NASA, engenheiros e especialistas estão revisando dados de testes e avaliando diferentes possibilidades para trazer Williams e Wilmore de volta em segurança. Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA, indicou que a análise deve ser concluída na próxima semana ou no início da semana seguinte.

A dupla de astronautas partiu da Terra no dia 5 de junho, com uma missão que deveria durar apenas alguns dias. No entanto, problemas no sistema de propulsão da cápsula Starliner, fabricada pela Boeing, levaram a vários adiamentos do retorno. Este foi o primeiro voo tripulado da Starliner e, devido aos problemas técnicos, há dúvidas sobre a segurança do retorno com essa nave.

Uma das alternativas em consideração é utilizar uma nave da SpaceX, concorrente da Boeing, para trazer os astronautas de volta. Nesse cenário, a cápsula da SpaceX sairia da Terra com dois assentos livres para o retorno dos americanos, mas essa missão está planejada para durar seis meses, o que adiaria o retorno para fevereiro de 2025.

“Tenho certeza que eles estão aproveitando ao máximo este tempo, mas também estão ansiosos por uma decisão, assim como todos nós”, comentou Bowersox, referindo-se ao ambiente da EEI e à situação dos astronautas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação