Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

O delegado da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, afirmou que parte dos incêndios florestais no Brasil pode ter sido causada por ações coordenadas. A declaração foi feita durante uma entrevista à Globo News nesta sexta-feira (13).

Barros, que é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, explicou que a investigação preliminar aponta para a ocorrência de incêndios simultâneos em diferentes áreas, levantando suspeitas de coordenação. “Alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter ocorrido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, declarou o delegado.

Essa hipótese de ação humana já havia sido levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que tomou medidas para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Durante uma audiência de conciliação realizada pela Corte na última terça-feira (10), Dino defendeu a investigação e punição de responsáveis por queimadas ilegais. “Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana”, disse o ministro.

O mais recente levantamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informa que 842 profissionais e 18 aviões estão sendo utilizados no combate às chamas no Pantanal. Até o momento, foram registrados 116 incêndios, dos quais 83 já foram controlados.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação