Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Crise hídrica em Itabira: falta de investimentos deixa bairros sem água neste fim de semana

Baixo nível de captação e alto consumo afetam abastecimento em diversos bairros neste fim de semana

A falta de investimentos na captação de água no Rio Tanque tem levado a um cenário crítico de abastecimento em Itabira, especialmente com a recente queda no nível do manancial Pureza e o aumento no consumo de água. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alertou que diversos bairros poderão enfrentar desabastecimento ou oscilações na pressão da rede de água durante este fim de semana.

De acordo com o SAAE, a situação se agravou devido ao baixo nível dos reservatórios, que estão exigindo manobras na rede para garantir que todas as áreas da cidade recebam água, ainda que de forma gradativa. Em resposta à crise, a autarquia já deu início aos testes para captação emergencial de água bruta no córrego Rio de Peixe. Contudo, esse sistema ainda não opera plenamente para atender a demanda atual.

Diante da situação, o SAAE recomenda à população que faça uso racional da água, priorizando atividades essenciais como alimentação e higiene pessoal. A autarquia ressalta a importância de evitar desperdícios, especialmente nos bairros mais afetados.

A Resolução nº 228 da Arisb-MG estipula que cada imóvel deve ter uma caixa d’água com capacidade mínima para 24 horas de consumo. Em caso de interrupções no abastecimento superiores a 24 horas, o SAAE é obrigado a fornecer água emergencial para instituições que prestam serviços essenciais, mediante solicitação.

Os moradores que precisarem de assistência podem entrar em contato com o SAAE pelo telefone 115, que oferece atendimento 24 horas, ou pelo WhatsApp, no número (31) 3839-1330.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação