Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Com hemorragia intracraniana, Lula passa por cirurgia de emergência em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite desta terça-feira (10). De acordo com o boletim médico, Lula foi encaminhado ao hospital em Brasília na noite de segunda-feira (9), após sentir uma forte dor de cabeça.

Exames de imagem realizados na capital federal detectaram uma hemorragia intracraniana, resultado de uma queda sofrida pelo presidente no último dia 19 de outubro. Diante da gravidade do caso, Lula foi transferido para São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem do hematoma.

“A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”, informou o boletim médico. O procedimento foi conduzido pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que seguem acompanhando a recuperação do presidente.

Indisposição e agravamento dos sintomas

Segundo uma fonte do Palácio do Planalto ouvida pela Reuters, Lula começou a sentir indisposição na tarde de segunda-feira. Durante uma reunião com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a liberação de emendas parlamentares, a dor de cabeça se intensificou, levando o presidente a encerrar o encontro e buscar atendimento médico.

Após ser avaliado em Brasília, Lula foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ele chegou à unidade por volta das 23h e foi imediatamente submetido ao procedimento cirúrgico.

Acidente em outubro e cancelamento de viagens

A hemorragia foi associada à queda sofrida por Lula em 19 de outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele bateu a cabeça e recebeu cinco pontos na nuca. O incidente forçou o presidente a cancelar uma série de compromissos internacionais, incluindo a cúpula do Brics, em Kazan (Rússia), a COP16 da ONU sobre biodiversidade, na Colômbia, e a COP29 da ONU sobre mudanças climáticas, no Azerbaijão.

Lula permanece em recuperação, e novos boletins médicos deverão ser divulgados para atualizar seu estado de saúde.

Leia a íntegra do boletim médico:

“Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite (09/12) no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10.

Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.

O boletim médico atualizado será emitido pela manhã. Coletiva de imprensa será realizada pela manhã também.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica

Dr. Álvaro Sarkis
Diretor Clínico”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação