Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

‘Clube da Esquina’, de Milton Nascimento e Lô Borges, é eleito o 9º melhor disco de todos os tempos

Mesmo após 52 anos de seu lançamento, em março de 1972, o clássico disco “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges, continua impactando e influenciando gerações. Nesta semana, o álbum duplo, um marco da discografia mineira e brasileira, foi eleito o nono melhor de todos os tempos em um ranking da revista cultural norte-americana “Paste Magazine”, que selecionou os 300 melhores discos da história. Em primeiro lugar, ficou “Songs in the Key of Life” (1976), de Stevie Wonder.

Além do ‘Clube da Esquina’, outro disco brasileiro aparece na lista. “Acabou Chorare”, lançado pelos Novos Baianos também em 1972, figura na 51ª posição. Sobre o álbum de Milton e Lô, que também inclui composições de Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Beto Guedes e Toninho Horta, a “Paste” justificou a colocação entre os top 10: “Com malhas de pop barroco e folk, com toques de psicodelia e MPB, o Clube da Esquina se inspira tanto nos Beatles quanto em Chopin, criando um dos projetos sul-americanos mais ricos já compostos. Com 64 minutos de duração, o álbum duplo nunca supera a sua própria criatividade.”

Em relação ao emblemático “Acabou Chorare”, a revista afirmou que o projeto foi “uma mistura perfeita de samba rock e música da tropicália, feita na esteira da ditadura militar em curso no Brasil e dos pares oprimidos da banda. Instrumentalmente, Acabou Chorare é impressionante; liricamente, o álbum é esperançoso em um momento em que não deveria.”

A “Paste Magazine”, criada em 2002, explicou que “o critério para o que constitui um ‘grande álbum’, para nós, fica em algum lugar entre influência e atemporalidade.” Na votação, participaram editores, redatores, freelancers e estagiários.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação