Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Chefe do TCP vendeu fuzil do Comando Vermelho para guerra no Jardim Felicidade, em BH

A disputa pelo controle do tráfico no bairro Jardim Felicidade, na região Norte de Belo Horizonte, envolve o fornecimento de armas pela facção carioca Terceiro Comando Puro (TCP), que nos últimos anos assumiu o controle da Cabana do Pai Tomás, na região Oeste da capital mineira. Essa informação consta em um processo judicial relacionado à prisão de um casal em julho deste ano, suspeito de envolvimento com a “Gangue do Brejo (GB)”, que disputa o território com a “Gangue da Rua 38”.

Em 17 de julho, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão contra um homem de 36 anos e sua companheira de 37 anos, resultando na apreensão de pistolas de uso restrito. Na mesma operação, foi decretada a prisão do casal e de outras seis pessoas, incluindo um homem apontado como o principal líder do TCP na Cabana do Pai Tomás. A facção TCP, que é rival do Comando Vermelho, foi mencionada no processo por fornecer armamento pesado para a “Gangue do Brejo”, incluindo fuzis que teriam origem no Comando Vermelho.

Desde o início do ano, os moradores do bairro Jardim Felicidade vivem sob constante tensão devido à guerra entre as duas facções cariocas, que são aliadas das gangues locais. Na última quarta-feira, a Polícia Civil prendeu 20 pessoas ligadas a essa disputa. Mais tarde, a Polícia Militar prendeu um jovem de 26 anos com drogas, que foi identificado como sobrinho de Roni Peixoto, um traficante assassinado em 2022 e que já foi considerado o maior criminoso de Minas Gerais e braço direito de Fernandinho Beira-Mar.

Foguetório na Cabana

Na madrugada desta quarta-feira (7), um espetáculo de fogos de artifício, que durou mais de 10 minutos e chamou a atenção de moradores de diversas partes de Belo Horizonte, estava relacionado à disputa pelo tráfico no bairro Jardim Felicidade. Segundo apuração do jornal O TEMPO, a comemoração foi em razão da Justiça ter revogado a prisão de um homem de 42 anos, investigado por envolvimento com a Gangue do Brejo (GB).

Criminosos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), que assumiu o controle da Cabana, compartilharam nas redes sociais vídeos da “celebração” pela liberdade do comparsa. As imagens mostram o céu da capital iluminado pelos fogos por volta de 00h30, com comentários que incluem bandeiras de Israel, símbolo usado pela facção para marcar seus territórios.

A Justiça justificou a revogação da prisão preventiva alegando que o homem de 42 anos não teve o mandado de prisão cumprido, e o próprio Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apontou a ausência de fundamentos legais para a manutenção da prisão. No entanto, a Justiça negou a liberdade para o homem de 36 anos preso ao lado da esposa, também acusado de envolvimento na guerra entre as gangues do Jardim Felicidade.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em nota, informou que o suspeito esteve sob monitoração eletrônica com tornozeleira entre junho de 2020 e fevereiro de 2023, quando foi “desligado do sistema prisional por decisão judicial”. Atualmente, há um mandado de prisão em aberto contra ele, que foi revogado nesta segunda-feira, mas que ainda consta no sistema da secretaria.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação