Desenvolvimento Única Sites
Chefe do TCP vendeu fuzil do Comando Vermelho para guerra no Jardim Felicidade, em BH
A disputa pelo controle do tráfico no bairro Jardim Felicidade, na região Norte de Belo Horizonte, envolve o fornecimento de armas pela facção carioca Terceiro Comando Puro (TCP), que nos últimos anos assumiu o controle da Cabana do Pai Tomás, na região Oeste da capital mineira. Essa informação consta em um processo judicial relacionado à prisão de um casal em julho deste ano, suspeito de envolvimento com a “Gangue do Brejo (GB)”, que disputa o território com a “Gangue da Rua 38”.
Em 17 de julho, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão contra um homem de 36 anos e sua companheira de 37 anos, resultando na apreensão de pistolas de uso restrito. Na mesma operação, foi decretada a prisão do casal e de outras seis pessoas, incluindo um homem apontado como o principal líder do TCP na Cabana do Pai Tomás. A facção TCP, que é rival do Comando Vermelho, foi mencionada no processo por fornecer armamento pesado para a “Gangue do Brejo”, incluindo fuzis que teriam origem no Comando Vermelho.
Desde o início do ano, os moradores do bairro Jardim Felicidade vivem sob constante tensão devido à guerra entre as duas facções cariocas, que são aliadas das gangues locais. Na última quarta-feira, a Polícia Civil prendeu 20 pessoas ligadas a essa disputa. Mais tarde, a Polícia Militar prendeu um jovem de 26 anos com drogas, que foi identificado como sobrinho de Roni Peixoto, um traficante assassinado em 2022 e que já foi considerado o maior criminoso de Minas Gerais e braço direito de Fernandinho Beira-Mar.
Foguetório na Cabana
Na madrugada desta quarta-feira (7), um espetáculo de fogos de artifício, que durou mais de 10 minutos e chamou a atenção de moradores de diversas partes de Belo Horizonte, estava relacionado à disputa pelo tráfico no bairro Jardim Felicidade. Segundo apuração do jornal O TEMPO, a comemoração foi em razão da Justiça ter revogado a prisão de um homem de 42 anos, investigado por envolvimento com a Gangue do Brejo (GB).
Criminosos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), que assumiu o controle da Cabana, compartilharam nas redes sociais vídeos da “celebração” pela liberdade do comparsa. As imagens mostram o céu da capital iluminado pelos fogos por volta de 00h30, com comentários que incluem bandeiras de Israel, símbolo usado pela facção para marcar seus territórios.
A Justiça justificou a revogação da prisão preventiva alegando que o homem de 42 anos não teve o mandado de prisão cumprido, e o próprio Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apontou a ausência de fundamentos legais para a manutenção da prisão. No entanto, a Justiça negou a liberdade para o homem de 36 anos preso ao lado da esposa, também acusado de envolvimento na guerra entre as gangues do Jardim Felicidade.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em nota, informou que o suspeito esteve sob monitoração eletrônica com tornozeleira entre junho de 2020 e fevereiro de 2023, quando foi “desligado do sistema prisional por decisão judicial”. Atualmente, há um mandado de prisão em aberto contra ele, que foi revogado nesta segunda-feira, mas que ainda consta no sistema da secretaria.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.