Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Caminhoneiros entram na Justiça para suspender política da Petrobras


A Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) entrou com uma ação civil pública em que pede a suspensão da política de preços da Petrobras, chamada de Paridade de Preço Internacional (PPI).

Protocolada no sábado (12), a ação tramita no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), em Brasília.

Adotada em 2016 pelo governo Michel Temer, a PPI vincula o preço dos combustíveis às variações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional.

Em nota, a Abrava afirma que essa vinculação “tem levado aos aumentos frequentes e desproporcionais do preço dos combustíveis, como o último de 10/03/2022, onde só o diesel teve majoração de 24,9%.”

O texto, assinado pelo presidente da associação, Wallace Landim, conhecido como Chorão, afirma que cada reajuste “estrangula os brasileiros, pois a consequência direta é o aumento dos alimentos, remédios, etc”. 

A associação também menciona que mesmo sem ter sido intimada no processo, a Petrobras entrou, nesta segunda-feira (14), com uma petição para que o processo vá para a 9ª Vara Federal da Sessão Judiciária do DF. No momento, ela tramita na 1ª Vara Federal. Segundo os caminhoneiros, a estatal pediu prazo para se manifestar antes de o magistrado decidir sobre o pedido de urgência para a suspensão da PPI.

Nesta segunda, o preço do barril Brent, considerado referência para o mercado internacional de petróleo, fechou em US$ 105. Na semana passada, quando a Petrobras anunciou um reajuste nos preços dos combustíveis, o barril chegou a se aproximar de US$ 140.

Após o aumento anunciado pela Petrobras, Wallace Landim, líder dos caminhoneiros, chegou a dizer que foi “um erro” ele ter apoiado o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Porém, ele descartou uma nova greve da categoria, como a que ocorreu naquele ano.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação