Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Câmara de Itabira completa 190 anos de História

A 1ª Câmara de Vereadores de Itabira iniciou seus trabalhos no dia 07 de outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões.

A 1ª Câmara de Vereadores de Itabira iniciou seus trabalhos no dia 07 de outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões. Foram sete membros eleitos pelo povo: Major Paulo de Souza, que foi o primeiro Presidente e vereador mais votado, obtendo 874 votos; Major Joaquim da Costa Lage; Padre Manoel Pinto Ferreira; João Antônio de Freitas; José Luiz Rodrigues de Moura; Padre José de Freitas Rangel e José Maria da Cunha Porto.

Sua primeira sede localizava-se na Praça do Centenário, nº 116 e por lá funcionou por mais de um século.

Em 1971, a sede mudou para o antigo prédio do Clube Atlético Itabirano, à Rua Tiradentes (em frente onde funciona, hoje, o Banco do Brasil). Mas um incêndio, ocorrido no mesmo ano, destruiu toda a estrutura da Casa e consumiu os arquivos e a história do Legislativo Itabirano, dizimando documentos importantes de seu acervo político-cultural.

Até a construção do atual Prédio da Câmara Municipal, ela mudou mais três vezes de endereço: para o prédio do Ginásio Sul-Americano, na Rua Guarda-Mór Custódio; para a Rua Dom Prudêncio, 37; e no período de 1983 a 1984 voltou ao casarão da Praça do Centenário, 116, que foi acrescido de um andar superior, no final do século XIX, passando a funcionar, num mesmo local, o Legislativo, a Cadeia Pública, o Fórum e a Prefeitura Municipal.

Em 1991/1992, durante o Governo Luiz Menezes e sob a Presidência do Vereador Cácio Duarte Guerra, foi construída sua sede própria à Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro e seu espaço físico pode ser assim dividido:

Gabinete da Presidência;

Diretoria Geral, responsável pela administração da Câmara

Gabinetes dos Vereadores;

Plenário  para reuniões ordinárias e solenidades;

Plenarinho Monsenhor José Lopes (utilizado para reuniões e atividades diversas);

Procuradoria Jurídica, onde são protocoladas as leis, acontecem as Reuniões das Comissões Legislativas e tramitam documentos de ordem jurídica;

Secretaria Geral,

 Serviço de xerox;

CPD;

Setor de Contabilidade;

Setor de Pessoal;

Serviço de Cantina.

por Assessoria de Comunicação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação