Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Brasileiros em Paris: três ouros e quase recorde no número de pódios

Com a medalha de prata no futebol feminino e o bronze no vôlei feminino, o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris neste sábado (10). Apesar de ainda haver medalhas a serem disputadas no domingo (11), último dia do evento, nenhum atleta brasileiro estará competindo. Com isso, já é possível contabilizar oficialmente os pódios brasileiros em 2024: foram 20 no total, sendo três ouros, sete pratas e dez bronzes. Embora o país não tenha alcançado seu melhor desempenho em muitas modalidades, houve progresso em algumas delas.

O desempenho nos Jogos de Tóquio-2020 permanece, por pelo menos mais quatro anos, como o padrão a ser superado. No Japão, o Brasil conquistou o maior número de ouros (sete, igualando-se aos Jogos do Rio, em 2016), o maior total de medalhas (21), a melhor posição no quadro geral (12º), além do maior número de modalidades diferentes no pódio (13).

A principal queda de performance em Paris foi no número de medalhas de ouro. Além dos Jogos do Rio e de Tóquio, o desempenho em Atenas, onde o Brasil conquistou cinco ouros, também foi superior. Neste quesito, o resultado em Paris iguala-se ao de Atlanta (1996), Pequim (2008) e Londres (2012), todos com três ouros. Desde 1996, apenas em Sydney, em 2000, o país teve menos ouros, quando não conquistou nenhuma medalha de ouro.

No total de medalhas, no entanto, Paris fica atrás apenas de Tóquio, marcando duas edições consecutivas com mais de 20 pódios.

Ainda é necessário aguardar o fim dos Jogos para saber em que posição o Brasil terminará no quadro de medalhas, mas já se sabe que onze modalidades conquistaram medalhas, ficando atrás de Tóquio e Rio, onde doze esportes alcançaram pódios. Nenhuma modalidade estreou como medalhista para o Brasil em Paris.

Os Jogos Olímpicos de Paris encerram-se neste domingo (11) com a cerimônia de encerramento marcada para às 16h (horário de Brasília) no Stade de France. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que a dupla Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia, será responsável por carregar a bandeira do país na cerimônia.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação