Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Brasil: 18,2% das mortes violentas de adolescentes são causadas por policiais

No ano passado, 18,2% das mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes no Brasil foram cometidas por policiais em serviço, segundo o relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Em 2023, o Brasil registrou 4.944 assassinatos de pessoas na faixa etária de 0 a 19 anos. Desses, aproximadamente 18,2% foram causados por agentes de segurança. O índice varia de estado para estado, com Sergipe apresentando o maior percentual, 36,9%, e Alagoas o menor, com 2,1%.

Samira Bueno, diretora-executiva do FBSP, destacou a gravidade da situação, especialmente quando a média nacional ultrapassa 10% de participação policial no total de mortes violentas intencionais. “Quando o índice passa de 10%, já é um indicativo de uso excessivo da força. É preocupante pensar em políticas de proteção quando o Estado tem uma parcela de responsabilidade nessas mortes”, afirmou.

O relatório também aponta que, em 2023, a taxa de mortes decorrentes de intervenções policiais foi mais alta entre adolescentes de 15 a 19 anos, com 6 mortes a cada 100 mil jovens. Em comparação, entre pessoas com mais de 19 anos, a taxa foi de 2,8 por 100 mil. O documento conclui que a letalidade policial entre adolescentes de 15 a 19 anos é 113,9% maior do que entre adultos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação