Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

BR-381: Trecho da “rodovia da morte” terá duplicação e pedágio

A BR-381, conhecida como “rodovia da morte” devido ao elevado número de acidentes, terá melhorias significativas após a assinatura do contrato de concessão, realizada nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A concessão, vencida pela 4UM Investimentos, inclui o investimento de R$ 9,3 bilhões no trecho de 303,4 km entre Governador Valadares e Belo Horizonte. O grupo criará a Concessionária Nova 381, responsável pela gestão, manutenção e obras estruturantes na rodovia pelos próximos 30 anos.

Duplicações e melhorias para a segurança da BR-381

Entre as principais obras previstas estão a duplicação de trechos, correção de traçados sinuosos e implementação de pistas de escape. A iniciativa busca reduzir os altos índices de acidentes na estrada, que registrou 3.960 ocorrências e 420 mortes entre 2018 e 2023, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

O contrato também prevê isenção de pedágio no primeiro ano de operação, descontos para usuários frequentes e sistemas de pagamento automático, tornando a rodovia mais acessível para motoristas e moradores das 13 cidades diretamente impactadas.

Modelo de concessão atrai investidores

Após três tentativas frustradas de leilão, o projeto foi ajustado pelo Ministério dos Transportes para aumentar a atratividade para investidores. Riscos geológicos e de engenharia foram mitigados, e o critério de seleção foi a menor tarifa de pedágio, garantindo preços mais acessíveis para os usuários.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o equilíbrio do modelo de concessão. “Hoje o Brasil tem um modelo sustentável, com rentabilidade diferenciada para obras simples e complexas. O foco é baratear o pedágio sem comprometer a qualidade das obras.”

Além disso, o governo federal investirá R$ 1 bilhão em dois lotes próximos a Belo Horizonte, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Críticas e ausências

A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi comentada durante o evento. O presidente Lula destacou que as obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui demandas indicadas pelos próprios governadores.

“Ele deveria, pelo menos, agradecer. O acordo das dívidas dos estados com a União foi algo que nenhum outro presidente fez. O governador de Minas deveria reconhecer isso”, declarou Lula.

Importância da BR-381 para Minas Gerais

Construída na década de 1960, a BR-381 conecta São Mateus (ES) a São Paulo (SP), passando por Minas Gerais. É um dos principais corredores logísticos do país, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.

As melhorias prometem não apenas reduzir os acidentes, mas também impulsionar a economia local, beneficiando diretamente o transporte de produtos industriais e a mobilidade entre as regiões atendidas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação