Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Banco Central (BC) libera 4 mil unidades de moeda de 200 anos da Constituição de 1824

A partir desta sexta-feira (24), colecionadores poderão adquirir a moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição brasileira. O Banco Central (BC) está disponibilizando um novo lote de 4 mil unidades. Produzida em prata, a moeda tem valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440.

Detalhes da Venda

A venda será realizada exclusivamente pelo site Clube da Medalha, operado pela Casa da Moeda. Em abril, o BC produziu 3 mil unidades da moeda, mas anunciou que o número poderia aumentar para até 10 mil peças, dependendo da demanda.

Design da Moeda

O anverso (frente) da moeda exibe o livro da primeira Constituição brasileira aberto, com páginas retratadas em cor sépia para simbolizar a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito fazem referência à maneira como o livro foi redigido há 200 anos. Esta é a primeira moeda de prata no Brasil a utilizar cor em seu design.

O reverso (parte de trás) mostra o prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, com suas duas cúpulas – uma voltada para cima e outra para baixo – simboliza o Poder Legislativo bicameral, estabelecido na primeira Carta Magna do Brasil com as duas câmaras: a dos Deputados e a dos Senadores.

Lançamento Oficial

A moeda comemorativa foi lançada em abril durante um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que contou com a presença de representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara.

História da Constituição de 1824

A Constituição de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I após a falta de acordo na Assembleia Constituinte do ano anterior. Foi a Constituição mais duradoura da história do Brasil, vigorando por 65 anos. Ao outorgá-la, Dom Pedro I estabeleceu quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, sendo este último exercido pelo próprio imperador e superior aos demais.

Apesar de seus aspectos ultrapassados, como a monarquia hereditária, a Constituição de 1824 deixou legados duradouros na administração pública brasileira. Ela instituiu o Poder Legislativo bicameral, com a Câmara dos Deputados e o Senado, e criou o Supremo Tribunal de Justiça, que hoje é conhecido como Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação