Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Avião que saiu de Governador Valadares e desapareceu em Santa Catarina é achado em mata

Na madrugada desta terça-feira (4 de junho), por volta das 5h, foi localizado o avião de pequeno porte que havia decolado de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis, em Santa Catarina. A aeronave, desaparecida desde o início da madrugada, foi encontrada nas proximidades da rodovia SC-416, entre Garuva e Itapoá.

O Corpo de Bombeiros do Estado foi acionado por volta das 00h30, iniciando as buscas na área suspeita de queda. Os militares concentraram os esforços na região de Garuva, onde o bimotor foi localizado no fim da madrugada.

De acordo com informações de jornais locais, a tragédia resultou em pelo menos duas mortes. “O CBMSC está com duas equipes no local, a de Garuva e a de Itapoá, visto que é um local de mata fechada, ribanceira e será necessário este apoio para retirada das vítimas do interior da aeronave”, informou a corporação por nota. Além dos bombeiros, a Força Aérea, a Polícia Militar e a Polícia Científica também foram acionadas e estão no local.

Segundo sites de radares de voos, o avião decolou de Governador Valadares às 14h10, com previsão de chegada em Florianópolis no fim da tarde. Porém, por volta das 17h30, a aeronave começou a perder altitude, descendo dos 3.600 metros mantidos por cerca de 3 horas para apenas 270 metros, desaparecendo na região de Guaratuba às 17h38.

O avião, um Beech Aircraft modelo 95-B55 de 1982, foi adquirido pelo atual proprietário há menos de um mês, com transferência realizada em 13 de maio deste ano. Com capacidade para seis passageiros e um piloto, a aeronave era destinada ao transporte privado e pertencia à Conserva Estradas, uma grande construtora sediada em Belo Horizonte. Ainda não há informações sobre a identidade dos passageiros no momento do acidente.

FAB Envia Aeronave com Radar para Busca

A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou a aeronave SC-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal para auxiliar nas buscas pelo avião de prefixo PS-BDW.

“O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura”, informou a nota da FAB.

Além disso, o SC-105 Amazonas está equipado com um sistema de busca por imagem de infravermelho, permitindo a detecção de calor, útil para localizar aeronaves encobertas por vegetação ou pessoas no mar.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação