Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Avião da FAB cai e explode durante exercício aéreo na Grande Natal

Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22) em Parnamirim, na Grande Natal, durante um exercício aéreo. O piloto conseguiu se ejetar antes do impacto e orientou o avião para uma área desabitada, segundo informações da FAB. Ele foi resgatado por uma equipe de salvamento.

A aeronave colidiu com o solo e explodiu, gerando uma grande nuvem de fumaça visível em vídeos que circulam nas redes sociais. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte informou que está combatendo um incêndio em vegetação na comunidade de Pium, próximo ao local da queda.

A aeronave caiu em uma área de mata adjacente a vários condomínios residenciais, mas, até o momento, não há relatos de feridos. Os bombeiros atuaram inicialmente no controle das chamas da aeronave e, em seguida, se concentraram em evitar que o fogo se espalhasse para áreas próximas. “O Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população e evitar novos focos de incêndio”, afirmou em nota.

O caça estava participando dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, conhecida como Cruzex. Diversas aeronaves da FAB estão se deslocando para a Base Aérea de Natal para o evento, que ocorre desde 2002 e visa o treinamento conjunto em cenários de conflito, promovendo a troca de experiências entre os países participantes.

A edição de 2024 está programada para ocorrer de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Este é considerado o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, com mais de 1.500 horas de voo e missões variadas, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo. Participarão do exercício países como Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

A FAB emitiu nota sobre a queda do avião. Confira:

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB. 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram“. 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação