Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje

As famílias desalojadas e desabrigadas de 369 municípios do Rio Grande do Sul podem agora confirmar as informações do responsável de cada uma das famílias cadastradas pelas prefeituras gaúchas no site do Auxílio Reconstrução, a partir desta segunda-feira, dia 27.

O valor de R$ 5.100,00 será disponibilizado em uma única parcela pelo governo federal, limitado a um recebimento por família afetada pelas cheias. Este auxílio financeiro será destinado à aquisição de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam devido às enchentes.

Após a confirmação das informações pelo cidadão, os dados da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para verificação e pagamento, o qual ocorrerá em até 48 horas, diretamente na conta do responsável familiar cadastrado.

O governo federal previu que o sistema para confirmação dos dados do responsável familiar cadastrado estaria disponível a partir desta segunda-feira. No entanto, até o momento do fechamento desta reportagem, o site ainda não estava acessível. A assessoria de imprensa confirmou à Agência Brasil que a página virtual será ativada nesta segunda-feira, sem um horário específico previsto.

Passo a passo:

As famílias contempladas são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais atingidas pelas enchentes no estado e identificadas pelas prefeituras. O auxílio é destinado àquelas que tiveram perdas de bens e/ou que deixaram suas casas, temporária ou permanentemente. O benefício não se estende aos proprietários de comércios danificados.

Até o momento, estão inclusos no Auxílio Reconstrução 369 municípios gaúchos, os quais tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, conforme lista divulgada pelo órgão.

Se a família atender a esses critérios, o responsável por aquele núcleo familiar deverá acessar o site do Auxílio Reconstrução, clicar na aba “Sou Cidadão” e entrar com a conta registrada no portal do governo federal Gov.br, utilizando o login e senha cadastrados.

O responsável familiar deverá conferir e atestar os nomes completos e os CPFs próprios e dos integrantes daquela família, endereço completo de residência e telefone de contato.

Caso ocorra algum erro de cadastro, os cidadãos deverão contatar imediatamente a prefeitura para corrigir os dados, como CPF, endereço ou nome.

A rapidez da correção por parte do órgão municipal possibilitará que o Auxílio Reconstrução chegue mais rapidamente às famílias atingidas pela tragédia.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação