Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Audiência Pública discute a qualidade da água no município de Itabira.

A audiência surgiu em um momento de intensa  investigação instalada pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar as condições da água que tem chegado nas residências dos Itabiranos.


A Câmara Municipal de Itabira realizou na noite desta quarta-feira, 20 de março, audiência pública, para discutir a qualidade da água no município, atendendo o requerimento nº 07/2024 de autoria dos vereadores Sidney Marques Vitalino Guimarães (PRD), Rosilene Félix Guimarães (PSD) e Roberto Fernandes Carlos de Araújo  (MDB). A Mesa Solene foi composta pelos seguintes membros: Vereadora  Rosilene Félix Guimarães (PSD), vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães (PTB), vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo  (MDB), Carlos Carmelo Torres Moreira, Presidente do SAAE e Júlio César Rufino,  Coordenador de fiscalização da ARISB. 

O objetivo desta audiência foi ouvir a população e tirar uma pauta propositiva tanto para subsidiar a CPI, quanto para nortear a política local de proteção da água. 

‘’Nosso objetivo é dar prosseguimento aos trabalhos da CPI, abrindo a oportunidade para a população se manifestar. Já tivemos outros contatos com a comunidade, mas essa é uma oportunidade da gente reunir as autoridades, os outros vereadores, ouvir os presidentes das associações dos bairros que estão aqui presentes e que são diretamente afetados por esses problema, disse a presidente da CPI, Rosilene Félix Guimarães (PSD), no início da sessão, lembrando ainda que dia 22 de março é o dia da Água, momento oportuno para fomentar as condições de uso e preservação deste bem jurídico tão importante. 

O promotor de Justiça Renato Ângelo, apresentou dados sobre a qualidade da água. Usando um relatório referente a 2022 da ARISB, agência encarregada de fiscalizar o Saae. O promotor mostrou que ocorreram turbidez acima do tolerado, cloro residual livre e cor aparente maior que o tolerável na rede de distribuição da ETA Pureza. Além disso, foram detectados coliformes totais nos sistemas de Carmo e Chapada, ambos em amostras na saída do tratamento, sendo que o sistema Chapada também acusou uma amostra de coliformes fecais na rede de distribuição. Ainda foi encontrada a bactéria E. coli em uma amostra na saída do tratamento de Senhora do Carmo.

Ainda durante a audiência o SAAE apresentou dados que demonstravam o seu  desenvolvimento e o cumprimento de normas estabelecidas pela ARISB. 

O presidente Heraldo Noronha disse em seu discurso que estava preocupado com o uso da água para beber e até tomar banho, pois às vezes a qualidade está muito a desejar.

Todos os vereadores presentes se pronunciaram. O público presente também pode se manifestar por até 3 minutos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação