Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Atletas olímpicos brasileiros são condecorados com medalha do Exército

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou a judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris, com a Medalha Exército Brasileiro durante a cerimônia do Dia do Soldado, realizada nesta quinta-feira (22) em Brasília. Além de Beatriz, também foram condecorados o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, ambos medalhistas de bronze na competição realizada em julho e agosto.

Após a cerimônia, Beatriz expressou seu orgulho em fazer parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, uma iniciativa do Ministério da Defesa que apoia o desenvolvimento do esporte nacional. “É uma honra ser militar, é mais que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar, simplesmente, no esporte”, afirmou.

O programa seleciona atletas por meio de editais que consideram resultados em competições nacionais e internacionais. Os selecionados se tornam militares temporários por até oito anos e recebem benefícios como suporte médico, fisioterapia, psicologia esportiva, e acesso a instalações esportivas do Exército. Atualmente, 165 atletas de diversas modalidades, como boxe, natação, judô, e atletismo, são apoiados pelo programa.

A Medalha Exército Brasileiro é concedida a cidadãos que prestaram serviços relevantes à Força. Além dos atletas, outras autoridades e organizações civis e militares foram condecoradas.

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula expressou seu orgulho pelos atletas brasileiros que “lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil”.

O evento também prestou homenagem aos cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas e 10 mil animais durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em abril e maio. O 2° Batalhão de Aviação do Exército recebeu a insígnia de bandeira da Medalha do Pacificador em reconhecimento aos esforços de resgate e transporte na região, uma condecoração destinada a aqueles que se destacaram por atos de abnegação, coragem e bravura, mesmo em tempos de paz.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Defesa, José Múcio, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e outros representantes civis e militares. O Dia do Soldado é celebrado em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército, em 25 de agosto de 1803.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação