Charles 3°, herdeiro da rainha Elizabeth 2°, foi coroado neste sábado (06/05) em uma cerimônia que parou a cidade de Londres, na Inglaterra. As ruas, dominadas pelo vermelho, branco e azul, cores da bandeira britânica, contam com cidadãos locais e de todo mundo.
O rei saiu do Palácio de Buckingham às 10:20 da manhã, no horário local (06:20 no horário de Brasília), para a Abadia de Westminster, onde foi precedido por uma procissão de líderes religiosos, por representantes de países da Commonwealth (comunidade de ex-colônias britânicas) e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
O cortejo prosseguiu com pajens, trajes reais e artefatos sagrados. Em frente ao altar principal da Abadia, Charles, no trono, recebeu sua coroa e pousou com alguns objetos tradicionais, enquanto o coral cantava.
Momentos depois, a cerimônia prosseguiu com a entrega da coroa de Camilla, sua consorte, que a partir de agora é referenciada apenas como “Rainha Camilla”, sem especificações. A rainha sentou em um trono ao lado de Charles e tocou no cetro real.
Ambos coroados, lado a lado, ouviram o orquestra por alguns minutos, até prosseguir de volta ao castelo.
Apesar dos recentes protestos no país contra o monarca e a família real, o evento ocorreu sem problemas e os festejos devem continuar pelos próximos três dias, com diversas atrações abertas ao público.