VCT Américas 2024: Leviatán vence, e brasileiro aspas é bicampeão

A equipe latino-americana Leviatán, que conta com o astro brasileiro Erick “aspas”, venceu a Etapa 2 do VCT Américas 2024, garantindo o bicampeonato para o duelista, que já havia conquistado a liga regional de Valorant com a LOUD no ano passado.

Na grande final, realizada na noite de domingo (21), a Leviatán derrotou a norte-americana G2 Esports por 3 a 1, com parciais de 15-13 na Lotus, 16-14 na Haven, 9-13 na Bind e 13-4 na Ascent.

Durante a primeira fase, a Leviatán manteve uma campanha invicta, vencendo todos os cinco confrontos em melhor de três partidas (md3) por 2 a 0, liderando o Grupo Ômega. Nos playoffs, a equipe derrotou a latino-americana KRÜ Esports por 2 a 0, mas foi derrotada pela G2 por 2 a 0, caindo para a chave inferior. Lá, aspas e seus companheiros voltaram a vencer a KRÜ, desta vez com dificuldade, em uma série de 3 a 2.

Com a vitória na final, a Leviatán conquistou o título e um prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil na cotação atual).

Os três times brasileiros na franquia, MIBR, FURIA e LOUD, terminaram nas últimas colocações do VCT Américas, considerando os desempenhos nas fases de grupos das duas etapas do ano.

A norte-americana 100 Thieves venceu a Etapa 1 do VCT Américas deste ano, também derrotando a G2 na grande final.

O próximo compromisso da Leviatán será o Valorant Champions 2024, o campeonato mundial da modalidade, a ser realizado de 1º a 28 de agosto em Seul, na Coreia do Sul. Os latino-americanos caíram no Grupo C e estrearão contra a tailandesa Talon Esports.

Pela primeira vez na história, o campeonato mundial de Valorant não contará com equipes do Brasil. O país será representado por jogadores individuais: aspas na Leviatán, Gustavo “sacy” na Sentinels e Olavo “heat” na KRÜ.

Erick “aspas”, ex-LOUD, deixou a equipe brasileira no fim da temporada passada e se juntou à Leviatán para 2024, consolidando-se como um dos grandes nomes do Valorant.