Vale e Defesas Civis realizam simulado de emergência em Itabira e Santa Maria de Itabira neste sábado (14)

Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS e parte da ZSS de dez estruturas da Vale

As Defesas Civis estadual e municipal de Itabira e Santa Maria de Itabira, com apoio da Vale, realizarão no dia 14 de maio (sábado), às 15h, o simulado prático de emergência das barragens Borrachudo, Borrachudo II, Dique Ipoema, Dique Quinzinho, Alcindo Vieira, Jirau, Piabas, Cemig I, Cemig II e Santana. 

A atividade, que tem caráter preventivo, envolverá os residentes na área de Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e parte da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira.

Os bairros/comunidades participantes do simulado são:

  • Itabira: Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Padres, Pedreira, Rocinha, Gaspar e zona rural.
  • Santa Maria de Itabira: Cordeiros, Flor do Vale, Gaspar, Córrego dos Lages, Chácara, Morro Queimado, Soares e zona rural.

No horário do simulado,  os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente.  O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência com barragens de mineração.