Sem brilho, Atlético vence Athletico na Arena MRV e se garante na Série A

O Atlético venceu o Athletico por 1 a 0, na Arena MRV, em partida decisiva pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol, marcado por Rubens aos 27 minutos do segundo tempo, garantiu a permanência do time mineiro na Série A, encerrou uma sequência de 12 jogos sem vitória e carimbou a vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

O resultado foi amargo para o Athletico, que, estacionado nos 42 pontos, acabou rebaixado para a Série B após a combinação de resultados da rodada.

Primeiro tempo sem emoção

O jogo começou tenso, refletindo a situação delicada de ambas as equipes na tabela. Sem a presença de público, a primeira etapa foi marcada pelo nervosismo e pela falta de criatividade.

A principal chance do Atlético veio dos pés de Rubens, que obrigou o goleiro Mycael a fazer uma grande defesa. Já o Athletico melhorou no fim da etapa, mas não conseguiu assustar o goleiro Everson.

Segundo tempo de tensão e alívio

A etapa complementar foi mais movimentada. O Athletico começou assustando com Cuello, que exigiu uma boa defesa de Everson. Em resposta, Hulk quase abriu o placar para o Atlético, mas viu sua finalização explodir no travessão.

Aos 24 minutos, foi a vez do Athletico carimbar a trave com um chute de Pablo, aumentando a tensão na Arena MRV.

Pouco depois, Rubens sofreu pênalti. Na cobrança, Hulk parou em Mycael, mas o próprio Rubens aproveitou o rebote e marcou o gol que garantiu o triunfo alvinegro.

Festa e despedida

Com o apito final, jogadores e comissão técnica do Atlético comemoraram a permanência na elite do futebol brasileiro e a vaga na Sul-Americana. O Athletico, por outro lado, se despediu da Série A, precisando recomeçar na segunda divisão em 2025.

Ficha técnica

Atlético 1 x 0 Athletico
Gol: Rubens, aos 27’/2T (ATL)

Atlético: Everson; Renzo Saravia (Igor Rabello), Junior Alonso, Rodrigo Battaglia, Guilherme Arana; Fausto Vera (Lyanco), Alan Franco, Rubens (Igor Gomes), Gustavo Scarpa; Hulk (Vargas) e Deyverson (Alisson). Técnico: Lucas Gonçalves (interino).

Athletico-PR: Mycael; Léo Godoy (Nikão), Belezi, Thiago Heleno, Esquivel (Fernando); Fernandinho (João Cruz), Erick, Felipinho (Emersonn); Canobbio, Cuello e Pablo. Técnico: Lucho González.

Cartões amarelos: Canobbio, Fernandinho, Thiago Heleno (CAP); Everson, Igor Gomes (ATL).
Local: Arena MRV, Belo Horizonte.
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data: 08/12/2024.
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael Da Silva Alves e Alessandro Alvaro Rocha De Matos. VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira.