O Atlético-MG vive um momento complicado. A equipe comandada por Gabriel Milito está há três jogos consecutivos sem marcar gols, a pior sequência desde que o treinador assumiu o clube. O jejum de gols ocorre em um período decisivo, já que o Galo precisa vencer o Fluminense no jogo de volta das quartas de final da Libertadores para avançar de fase.
Os últimos gols do Atlético foram na vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, pelo Brasileirão. Na ocasião, Palacios, Vargas e Scarpa marcaram os tentos que garantiram o triunfo na Arena do Grêmio. Desde então, o time não conseguiu balançar as redes, acumulando um empate por 0 a 0 com o São Paulo, pela Copa do Brasil, e derrotas por 3 a 0 para o Bahia e por 1 a 0 para o próprio Fluminense, na ida das quartas da Libertadores.
Com a necessidade de vencer o Tricolor Carioca na próxima semana, Milito precisará buscar soluções para acabar com a má fase. No entanto, o técnico pode escalar um time misto ou reserva no duelo deste domingo (22) contra o RB Bragantino, pela Série A, para poupar jogadores para o confronto decisivo na Libertadores. O desafio não será fácil: as duas equipes estão separadas por apenas dois pontos na tabela. O Atlético ocupa a 10ª posição, com 33 pontos, enquanto o Bragantino é o 12º, com 31.
O resultado do confronto pode impactar diretamente as ambições do Galo no Campeonato Brasileiro, afastando a equipe do pelotão que briga por uma vaga no G6 e aproximando-a dos times que lutam contra o rebaixamento.