O volante Rodri, do Manchester City, foi o grande vencedor da Bola de Ouro, concedida pela revista France Football, nesta segunda-feira (28 de outubro). A premiação, realizada em Paris, consagrou o espanhol como o melhor jogador do mundo. Já entre as mulheres, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora.
Ausência do Real Madrid
O Real Madrid optou por boicotar a cerimônia, convencido de que Vinicius Junior, apontado como favorito ao prêmio, não seria o vencedor. Apesar da decisão do clube, a organização do evento insistiu que “nenhum jogador nem clube sabiam” de antemão quem seria premiado.
Durante meses, o nome de Vinicius Junior era cotado como principal candidato à Bola de Ouro, e muitos acreditavam que ele seria o vencedor. Contudo, o Real Madrid, campeão da Champions League e da La Liga na temporada 2023/24, decidiu não enviar representantes, apesar do histórico de sucesso do clube, que ganhou seis das últimas dez edições da premiação.
Destaques da premiação
- Troféu Kopa: Lamine Yamal, jovem promessa do Barcelona e da seleção espanhola, foi eleito o melhor jogador sub-21, recebendo o Troféu Kopa. O brasileiro Savinho, ex-Atlético, ficou em quarto lugar.
- Troféu Gerd Müller: Os atacantes Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, dividiram o prêmio de maior artilheiro do ano, em clubes e seleções.
- Clube do Ano: O Real Madrid foi eleito o melhor clube europeu, após conquistar sua 15ª Champions League, além do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha na temporada 2023/24. No entanto, nenhum representante do clube esteve presente para receber a honraria.
- Melhor Goleiro: Emiliano “Dibu” Martínez, da seleção argentina e do Aston Villa, levou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de melhor goleiro do mundo.
- Melhor Treinador: Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, foi eleito o melhor treinador no futebol masculino, enquanto Emma Hayes, que levou a seleção dos Estados Unidos ao ouro nas Olimpíadas de Paris e comandou o Chelsea ao quinto título consecutivo na liga inglesa, venceu o prêmio no futebol feminino.