Risco: Barragem de Mineradora sobe para nível 3 de emergência

A barragem da Mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, subiu para nível 3 de emergência, o que indica risco iminente de rompimento, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A barragem armazena 5,028 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro e está desativada desde 2012. A estrutura foi alteada a montante, como as que romperam em Mariana, na Região Central do estado, em 2015, e em Brumadinho, na Grande BH, em 2019

De acordo com a classificação de barragens da ANM, existem pessoas ocupando permanentemente a área afetada a jusante da estrutura, e vidas humanas poderiam ser atingidas em caso de ruptura.

Em 2019, famílias foram obrigadas a sair de casa em Itatiaiuçu por causa do risco de rompimento da barragem. Em dezembro do ano passado, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabeleceu multa de R$ 1 milhão contra a ArcelorMittal por causa do atraso na construção de uma estrutura de contenção perto da barragem.

Atualmente, além da barragem da ArcelorMittal, três estruturas estão em nível 3 de emergência em Minas Gerais, todas da Vale: Sul Superior (Barão de Cocais), B3/B4 (Nova Lima) e Forquilha III (Ouro Preto).