A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior linha férrea do Brasil em extensão, promete um investimento de R$ 10 bilhões em Minas Gerais. A VLI, concessionária responsável pela operação da FCA, projeta um aumento de 32% no volume de cargas transportadas no estado, beneficiando setores como o agronegócio, siderurgia e logística de importação e exportação.
Esse valor faz parte de um total de R$ 30 bilhões destinados à modernização de toda a operação da FCA, que também abrange Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A renovação da concessão, que teve início em 1996 e será estendida até 2056, prevê a criação de 10 mil empregos, além da ampliação e modernização da infraestrutura logística.
O plano inclui a construção de novos trechos ferroviários, melhorias nos pátios de carga, soluções para conflitos entre rodovias e ferrovias, além da compra de novos vagões e locomotivas. Em Minas, os R$ 10 bilhões serão aplicados no corredor leste, conectando regiões produtivas ao sistema portuário do Espírito Santo. Além disso, R$ 190 milhões serão destinados para a resolução de conflitos urbanos em 25 municípios mineiros.
Minas Gerais, que abriga 40 dos 70 clientes da VLI, deve ter um aumento significativo na movimentação de produtos como soja, milho, derivados do petróleo, siderúrgicos e cimento. O retorno de fertilizantes pelo modal ferroviário a partir do Espírito Santo também será intensificado.
Segundo Fábio Marchiori, CEO da VLI, “a renovação da concessão da FCA possibilitará investimentos que irão fortalecer a eficiência de setores estratégicos para a economia mineira, como a siderurgia e o agronegócio”. A proposta, já aprovada pela ANTT, será levada a audiências públicas para garantir a participação e transparência no processo.