Nesta quinta-feira (13), uma operação da Receita Federal em um shopping popular na região central de Belo Horizonte resultou na apreensão de cerca de 64 caixas contendo produtos importados de forma irregular e pirateados. O valor estimado da apreensão é de R$ 3 milhões.
De acordo com a Receita Federal, o balanço total dos produtos retidos ainda está em andamento, mas pelo menos 1,5 mil celulares já foram contabilizados. Não houve prisões durante a operação.
Denominada Operação “Atacado Central”, a ação investigou dez “boxes” no local, suspeitos de comercializar produtos irregulares. A Receita Federal apontou que os principais alvos foram comerciantes com elevada capacidade financeira, que se aproveitam do ambiente popular para vender mercadorias ilegais e praticar concorrência desleal com comerciantes que atuam dentro da legalidade.
A investigação também revelou que alguns dos alvos residem nos bairros mais nobres da cidade e possuem carros de luxo. Foram identificadas pessoas que moram em imóveis avaliados em mais de R$ 3 milhões e possuem patrimônios elevados, grande parte dos quais não são declarados à Receita Federal.
A operação contou com a participação de 25 servidores da Receita Federal, além de uma equipe da Polícia Militar.