Racing se aproveita de apagão, segura Cruzeiro e conquista inédita Sul-Americana

O Cruzeiro chegou perto de um título inédito, mas acabou derrotado pelo Racing, da Argentina, na final da Copa Sul-Americana 2024. No duelo disputado no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, a equipe mineira sucumbiu a um início arrasador do adversário e perdeu por 3 a 1.

O jogo, considerado o mais importante na fase de reconstrução do clube celeste, começou com dois gols rápidos do Racing, marcados por Gastón Martirena e Adrián Martínez antes dos 20 minutos do primeiro tempo. O Cruzeiro reagiu na etapa final com Kaio Jorge, mas viu Roger Martínez fechar o placar no último minuto.

Jejum quebrado

O título encerra um longo jejum continental do Racing, que não vencia uma competição internacional desde a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1988, também contra o Cruzeiro. Além da taça, a equipe argentina garantiu vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores e na Recopa Sul-Americana, onde enfrentará o vencedor da Libertadores (Atlético ou Botafogo).

Cruzeiro foca no Brasileirão

Já o Cruzeiro, vice-campeão, retorna suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Ocupando o sétimo lugar na tabela com 47 pontos, o time segue na luta por uma vaga na próxima Libertadores. O próximo desafio será contra o Grêmio, na quarta-feira (27), no Mineirão.

O jogo

O Racing começou o confronto com intensidade. Aos 14 minutos, após erro de Walace na saída de bola, Martirena abriu o placar com um belo chute no ângulo. Cinco minutos depois, em novo contra-ataque rápido, Adrián Martínez ampliou, aproveitando falha da defesa celeste.

Fernando Diniz promoveu mudanças ainda no primeiro tempo, mas o Cruzeiro só conseguiu reagir na etapa complementar. Aos seis minutos, Kaio Jorge diminuiu após assistência de Matheus Henrique. A equipe mineira manteve o controle da posse de bola, mas encontrou dificuldades para superar a defesa bem postada do Racing.

Nos minutos finais, apostando em um ataque massivo, o Cruzeiro pressionou em busca do empate. Entretanto, um contra-ataque letal selou o destino do jogo. Roger Martínez marcou o terceiro e garantiu o título para os argentinos.

FICHA TÉCNICA

Racing 3 x 1 Cruzeiro

  • Local: Estádio La Nueva Olla, Assunção (PAR)
  • Data: 23 de novembro de 2024, sábado
  • Árbitro: Esteban Ostojich (URU)

Gols:

  • Martirena, aos 14min (1°T)
  • Adrián Martínez, aos 19min (1°T)
  • Kaio Jorge, aos 6min (2°T)
  • Roger Martínez, aos 49min (2°T)

Racing-ARG: Gabriel Arias; Marco Di Cesare, Santiago Sosa, García Basso; Gastón Martirena, Juan Nardoni, Agustín Almendra (Zuculini), Juan Quintero (Solari), Gabriel Rojas; Adrián Martínez (Roger Martínez), Maximiliano Salas. Técnico: Gustavo Costas.

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba, Marlon (Kaique Kenji); Walace (Lucas Silva), Lucas Romero (Lautaro Díaz), Matheus Henrique, Matheus Pereira, Gabriel Veron (Barreal); Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.