O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (13/03) estar disposto a usar armas nucleares em caso de ameaças à soberania e independência de seu país.
Em uma entrevista concedida a uma emissora estatal de televisão, o líder russo expressou sua esperança de que os Estados Unidos evitem qualquer escalada que possa desencadear uma guerra nuclear. No entanto, Putin enfatizou que as forças russas estão preparadas para tal cenário. Questionado sobre a possibilidade de utilizar armas nucleares na guerra da Ucrânia, o presidente afirmou que não foi necessário considerar essa medida até o momento.
Putin também demonstrou confiança de que Moscou alcançará os objetivos estabelecidos na Ucrânia e deixou aberta a possibilidade de um diálogo de paz, condicionado a garantias sólidas por parte do Ocidente.
Ao abordar a capacidade nuclear russa, Putin destacou que a tríade nuclear do país, composta por meios de lançamento por terra, mar e ar, é “muito mais” avançada e moderna do que a dos Estados Unidos. Ele afirmou que tanto russos quanto americanos possuem essas tríades, mas que a Rússia avançou significativamente nessa área. Putin concluiu que, embora os Estados Unidos estejam desenvolvendo seus componentes nucleares, a Rússia também está avançando, e, na sua opinião, isso não significa uma vontade de iniciar uma guerra nuclear, mas que estão prontos caso necessário.