A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 92 pássaros silvestres e prendeu dois homens na manhã desta sexta-feira (27 de setembro), durante uma fiscalização na BR-262, em Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação resultou na apreensão de várias espécies de aves que estavam sendo transportadas ilegalmente no porta-malas de um carro com placas de Belo Horizonte.
Ao abordar o veículo, os policiais encontraram 22 Canários da Terra, 15 Pássaros Pretos, 51 filhotes de Arara, 2 Maritacas “Cabeça-de-Coco” (com poucos dias de vida) e 2 filhotes de Coruja. Segundo a PRF, o motorista, de 25 anos, afirmou ter adquirido os animais no estado de Goiás, mas não deu mais detalhes sobre a procedência ou destino das aves. Ao verificarem os antecedentes criminais do condutor, os agentes constataram que ele já possuía várias passagens pela polícia.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho, onde os dois suspeitos responderão por crime ambiental. Os pássaros resgatados foram entregues à Polícia Militar Ambiental para os cuidados necessários.