Usuários do transporte público de Itabira terão mais 231 horários de ônibus a partir de segunda-feira, dia 17. A ampliação no número de viagens é uma exigência da Prefeitura para melhorar a qualidade do serviço e está prevista na lei que definiu o subsídio ao setor e resultou na diminuição do preço da tarifa de R$ 4,40 para R$ 4. Também a partir do dia 17 o cidadão pode baixar, gratuitamente no celular, o aplicativo Kdê Bus, por onde poderá planejar melhor as viagens e o tempo de pegar o ônibus. Essa é outra condição legal da lei do subsídio.
A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a primeira etapa de ampliação do número de viagens contempla nove linhas, em dias úteis e final de semana (quadro completo a seguir). “Analisamos solicitações via ofício, telefone, e-mail e demandas do Ministério Público. Esperamos equilibrar o quadro de horários e melhorar o atendimento”, afirma o superintendente Flávio Raimon. Nos próximos dias, lideranças comunitárias passarão a monitorar as mudanças atuais e a discutir a próxima ampliação de horários com a Transita.
Segue quadro completo de horários:
Linha 010 – Bela Vista Santa RuthSaída do Bela Vista
Linha 090 – Chapada / Boa EsperançaSaída do Terminal – Centro
Dia útil
06:55, 16:00
Sábado
08:00, 09:00, 12:10, 21:00
Domingo
09:00, 19:00
Linha 090 – Chapada / Boa EsperançaSaída do Boa Esperança / Chapada
Dia útil
17:00
Sábado
09:00, 10:00, 13:10, 22:00
Domingo
10:00, 20:00
Quadro com o quantitativo de horários por linhas.
LINHA
Dia útil
Sábado
Domingo
Total
010 Bela Vista Santa Ruth
0
22
20
42
015 Bela Vista São Cristóvão
2
11
13
26
020 Circular A
2
3
2
7
025 Circular B
3
9
10
22
030 Praia Pedreira
13
19
6
38
035 HNSD Ribeirão S. José
2
2
2
6
050 Santa Marta
16
18
6
40
070 Barreiro
6
16
13
35
090 Chapada
3
8
4
15
Total de Horários acrescentados
47
108
76
231
Além de mais viagens e do Kdê Bus, também estreia na segunda-feira um sistema de monitoramento compartilhado em tempo real entre a Transita e a concessionária do transporte público. “O sistema mostra e emite relatórios de indicadores (viagens, itinerários, pontualidade, etc). São comuns reclamações de não cumprimento do quadro”, acrescenta Raimon. Ele lembra a redução de horários durante a pandemia para frisar que, mesmo antes do subsídio ao transporte público, outras viagens haviam retornado, principalmente para a demanda da Unifei.