Atlético e Cruzeiro enfrentam times argentinos nesta semana, o que levou as forças de segurança a reforçarem o policiamento em pontos estratégicos de Belo Horizonte, como o Aeroporto Internacional de Confins, rodovias e os arredores da Arena MRV e do Mineirão. O efetivo policial não foi divulgado, mas a expectativa é de uso total dos recursos das unidades da região metropolitana.
Na terça-feira (22), o Atlético recebe o River Plate pela semifinal da Copa Libertadores. Na quarta-feira (23), o Cruzeiro enfrenta o Lanús, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Espera-se que mais de 5 mil argentinos visitem a cidade nesses dias, com 4 mil ingressos disponibilizados para o jogo na Arena MRV e 1,5 mil no Mineirão.
O tenente-coronel Calixto, subdiretor de operações da Polícia Militar, informou que o efetivo será totalmente empregado para garantir a segurança, especialmente no aeroporto de Confins, onde parte dos torcedores argentinos desembarcará. Além disso, a segurança será reforçada nas estradas e no centro da capital.
Devido à rivalidade entre as torcidas de River Plate e Lanús, a polícia adotará medidas para evitar que os grupos se encontrem. As torcidas serão posicionadas em áreas diferentes e chegarão em horários distintos, com foco especial no aeroporto, onde o trânsito de torcedores será monitorado.
Para o jogo do Atlético na Arena MRV, a esplanada abrirá às 17h30 e o estádio às 18h30. Já no Mineirão, as áreas de acesso estarão abertas a partir das 16h na quarta-feira, três horas antes do jogo do Cruzeiro. A orientação é que os torcedores cheguem cedo para evitar aglomerações.