Policiais federais em Boa Vista, Roraima, prenderam seis pessoas, incluindo o empresário Renildo Lima, marido da deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR), além de dois policiais militares e um assessor parlamentar da Câmara dos Deputados. O grupo estava com R$ 500 mil em espécie, após uma denúncia de compra de votos.
As prisões ocorreram logo após o saque do dinheiro em uma agência bancária. O grupo foi flagrado com material de campanha de um vereador que disputa a reeleição, o que reforçou as suspeitas de crimes eleitorais. Os envolvidos foram autuados por compra de votos e associação criminosa e passarão por audiência de custódia via videoconferência.
Os policiais militares presos, integrantes do Bope de Roraima, estavam de folga e faziam a segurança privada do grupo. A Polícia Militar informou que está colaborando com as investigações.
A operação foi deflagrada após denúncia recebida pelo Disque-Denúncia. A PF já apreendeu mais de R$ 1,5 milhão em dinheiro relacionado a crimes eleitorais na capital nos últimos três dias.
Até o momento da reportagem, nem a deputada Helena da Asatur, nem a defesa de Renildo Lima haviam se pronunciado sobre o caso.