A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) deflagraram, nesta quinta-feira (7/11), a operação Alvorada, com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas em tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo e tortura nas cidades de Ribeirão das Neves, Contagem e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. A ação resultou na captura de alvos estratégicos e na apreensão de quatro armas de fogo, sendo três pistolas e uma espingarda calibre 12, além de 70 munições, 150 porções de maconha, cocaína, celulares, computadores e dois veículos. Um dos investigados continua sendo procurado.
Resposta rápida
A operação foi motivada por casos de tortura ocorridos no bairro Jardim Alvorada, em Ribeirão das Neves, que ganharam ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa. O delegado Alex Dalton destaca a importância da ação como uma resposta rápida das forças de segurança: “O que queremos é interromper de vez as atividades criminosas e proteger a população da região”.
Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional. O material apreendido passará por perícia.