O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) assume nesta sexta-feira (6), de forma interina, a Presidência da República. É a primeira vez que o senador mineiro fica à frente do Palácio do Planalto.
Terceiro na linha sucessória, Pacheco assume também o Executivo porque o presidente Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão em viagens ao exterior.
Bolsonaro cumpre agenda nesta sexta-feira em Georgetown, capital da Guiana, com previsão de retornar a Brasília no fim do dia.
Mourão está desde quinta-feira (5) em Montevidéu, a capital do Uruguai, onde vai se encontrar com a vice-presidente daquele país, Beatriz Argimón, nesta sexta. Mourão retorna no sábado (7) a Brasília.
Já Lira, que viajou para Nova York, nos Estados Unidos, não divulgou sua agenda.
Lira e Mopurão fazem manobra para disputar as eleições
As viagens de Mourão e Lira são uma manobra para driblar a Justiça Eleitoral brasileira.
Pela legislação, se eles assumirem a Presidência da República neste período pré-eleitoral, mesmo que por um dia, só poderão concorrer ao cargo de presidente neste ano.
Mourão é pré-candidato a senador pelo Rio Grande do Sul, enquanto Lira tentará a reeleição como deputado federal por Alagoas.
Pacheco, que está na metade do mandato de senador, não pretende disputar as eleições.