A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com a Polícia Militar (PMMG), deflagrou, nessa segunda-feira (3/2), a operação Revoada, que resultou no cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão nas cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.
O nome da operação é uma alusão às festas realizadas pelos investigados, com consumo excessivo de bebidas e drogas, além de ostentarem armas de fogo.
Resultado
Durante a operação os policiais apreenderam 10 armas de fogo (submetralhadoras, espingarda, rifle, pistolas e revólveres); munições de diversos calibres; réplicas de armas de fogo; 1,5 kg de substância de maconha; balanças de precisão; aparelhos celulares; cadernos com anotações sobre facção criminosa e o comércio de entorpecentes, além da quantia de R$8.335 em dinheiro.
Investigações
Segundo as investigações, realizadas pela equipe responsável pela apuração de homicídios em Uberlândia, os integrantes do grupo criminoso realizavam postagens nas redes sociais ostentando armas de fogo de alto calibre e drogas, em recinto de festas públicas, como boates e chácaras. Os suspeitos foram flagrados, diversas vezes, efetuando disparos em via pública.
Em decorrência dos trabalhos policiais, 13 pessoas envolvidas na organização criminosa foram identificadas. A maioria possui diversos registros policiais por crimes como roubo, extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e homicídios.
As apurações continuam com o intuito de identificar outros membros da organização criminosa, bem como o envolvimento desses indivíduos em outros crimes praticados na região.
A operação contou com mais de 100 policiais civis e militares, com emprego de 25 viaturas, além do apoio da Coordenação de Operação com Cães (COC) da Polícia Civil, e da aeronave Pégasus da Polícia Militar.