A Receita Federal realizou, nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte, uma operação chamada “Consulesa” para desarticular um esquema de venda irregular de créditos para quitação de dívidas com a União. O esquema era operado por um escritório de contabilidade e pode ter causado um prejuízo superior a R$ 100 milhões, segundo estimativas da força-tarefa.
Conforme a Receita, o sócio do escritório intermediava a cessão de créditos tributários supostamente originados de processos judiciais de terceiros. Esses créditos eram apresentados por empresas e prefeituras para liquidar débitos com a Receita Federal.
A investigação revelou que a fraude envolvia compensações ilícitas de tributos federais, com parte desses valores já tendo sido homologada, resultando em perdas financeiras para a União. Além disso, o esquema contava com uma consultoria que recebia honorários baseados em um percentual do valor do tributo que deixava de ser pago aos cofres públicos.
A 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte expediu dois mandados de busca e apreensão, cumpridos em endereços residenciais e comerciais relacionados ao investigado.