A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira (3), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em furtos e adulterações de motocicletas. A ação abrange os municípios de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Alfenas, no Sul de Minas, e a cidade de São Paulo, onde estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 13 ordens de prisão cautelar.
A quadrilha, com forte atuação em Uberlândia, é investigada por crimes como furto de motocicletas de baixa cilindrada, receptação, falsificação de documentos públicos (CRLV) e adulteração de veículos. Se condenados por todas as acusações, os envolvidos podem cumprir penas que chegam a 25 anos de reclusão.
Líder preso cinco vezes em menos de um ano
As investigações tiveram início no final de 2023, após a prisão de Josivan, de 23 anos, apontado como líder do grupo. Ele foi detido em flagrante na posse de uma motocicleta furtada e adulterada. Segundo a PCMG, Josivan é investigado em sete inquéritos, possui duas condenações por crimes contra o patrimônio e já foi preso cinco vezes em menos de um ano.
De acordo com as autoridades, Josivan realizava furtos de motocicletas em Uberlândia, desmontava os veículos e revendia as peças para pequenas oficinas mecânicas. Além disso, ele adulterava as motocicletas e as negociava nas redes sociais como “Finan”, termo usado para descrever veículos com débitos de financiamento.
Operação mobiliza 80 policiais civis
Os mandados de prisão e busca foram expedidos pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Uberlândia. A operação conta com a participação de mais de 80 policiais civis, sendo 60 apenas em Uberlândia, com o objetivo de garantir o cumprimento simultâneo das ordens judiciais.