Nova onda de calor pode elevar temperaturas em até 35°C no Brasil; veja regiões

Os próximos dias de abril prometem uma nova onda de calor em diversas regiões do Brasil, marcando a quarta deste ano. De acordo com informações da Climatempo, até o dia 2 de maio, espera-se que as temperaturas alcancem os 35°C em áreas como o Triângulo Mineiro, a faixa central e oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Esse fenômeno é atribuído a uma área de alta pressão na média atmosfera, que contribui para a permanência do ar seco e quente.

Prevê-se que essa área de alta pressão se fortaleça sobre partes do Mato Grosso do Sul e Paraná, gradualmente deslocando-se para o leste do Sudeste do país entre o final de abril e o início de maio. Segundo a empresa de meteorologia, devido a essa estabilidade prolongada sobre o Centro-Sul brasileiro, as frentes frias terão dificuldade de avançar para o Centro-Oeste e Sudeste, o que resultará na continuidade do ar seco e no aumento do calor.

Além das tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas para a época, especialmente no Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio. Entretanto, em algumas regiões de Minas Gerais, áreas do leste de São Paulo, Goiás e Distrito Federal, as mínimas podem ser mais baixas devido à subsidência e ao ar seco.

Apesar da previsão de calor para o final deste mês, a Climatempo relata que algumas capitais, como Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte, apresentaram uma redução nas temperaturas médias em abril em comparação com os meses anteriores. Isso se deve à combinação de menor radiação solar e dias mais curtos.

Segue abaixo as médias de temperatura para o mês de abril em algumas capitais:

  • Campo Grande: 29°C
  • Cuiabá: 33°C
  • Goiânia: 31°C
  • São Paulo: 26.6°C
  • Belo Horizonte: 27.6°C