Morre a ex-vereadora de itabira Nitinha Drummond Lage

Fonte – Vila de Utopia

A ex-vereadora Emerenciana “Nitinha” Drummond Lage (1934-2024) faleceu nesta quinta-feira (28), aos 90 anos, no Hospital Nossa Senhora das Dores, onde estava internada. Nitinha enfrentava uma longa batalha contra o câncer.

Pioneira na política de Itabira, Nitinha foi uma das primeiras mulheres a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, durante a legislatura de 1983-1988, ao lado de Edwiges Maria Barbosa Silva, conhecida como Dona Dudu, que faleceu em 2020, aos 81 anos. Antes delas, apenas Regina Maria Pinto Coelho havia exercido mandato na Casa, entre 1973 e 1977.

Reconhecida por seu trabalho em prol das causas sociais e culturais, Nitinha destacou-se por iniciativas importantes, como a autoria do projeto de lei que deu o nome de Carlos de Paula Andrade, fazendeiro e ex-vereador, pai do poeta Carlos Drummond de Andrade, a uma avenida da cidade.

O poeta manifestou sua gratidão em 1983, nas páginas do jornal O Cometa:
“Em decisão unânime, a Câmara Municipal deu a uma avenida de Itabira o nome de Carlos de Paula Andrade. O ato conforta o coração do último filho vivo desse itabirano, falecido em 1931. Representando os seus descendentes até a terceira geração, manifesto os agradecimentos da família aos dignos vereadores, especialmente a Nitinha Drummond Lage e José Braz Torres Lage, autores da iniciativa agora convertida em lei.”

Nitinha deixa um legado de dedicação à cidade e à valorização de suas tradições culturais.

O corpo de Nitinha será velado nesta sexta-feira, no Memorial Santa Terezinha (Rua Hildebrando Martins da Costa, 125), das 8h às 14h. O sepultamento será realizado em seguida, no Cemitério da Paz.