Minilua vai entrar na órbita da terra nos próximos dois meses

A Terra terá uma “segunda lua” temporária a partir do dia 29 de setembro, segundo um estudo da Sociedade Americana de Astronomia (AAS). A pesquisa revela que um asteroide, identificado como 2024 PT5, será capturado pela força gravitacional do planeta, permanecendo em órbita até 25 de novembro, quando conseguirá se libertar.

O asteroide foi detectado em 7 de agosto por meio do Atlas (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), da NASA, na África do Sul. Com cerca de dez metros de largura, os cálculos indicaram que ele será capturado pela Terra por um período de 57 dias.

Em entrevista ao site “Space”, Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madri e autor do estudo, explicou que o asteroide vem do cinturão de Arjuna, localizado a uma distância média de 150 milhões de quilômetros do Sol.

Apesar do fenômeno, o asteroide não será visível a olho nu ou com equipamentos amadores, devido ao seu tamanho reduzido e coloração escura. “O objeto é muito pequeno e escuro para telescópios e binóculos comuns”, comentou de la Fuente Marcos.