O Campeonato Mineiro será importante para o Atlético nesta temporada, em especial a primeira fase. O motivo? Eduardo Coudet precisará de jogos para entrosar a equipe e montar um time considerado titular antes da estreia na Copa Libertadores — todos os setores sofreram modificações, mais que em 2022.
Até a partida de ida contra o Carabobo, na Venezuela, pela Fase 2 do torneio internacional, a maior prioridade do clube em 2023, o Galo terá seis confrontos pelo Estadual, incluindo um clássico. Se no ano passado o então técnico, Cuca, poupou diversos jogadores nas primeiras rodadas, neste, o comandante argentino deverá colocar todos para ralar e cavarem suas vagas.
Calendário
21/01 — Atlético x Caldense
29/01 — Tombense x Atlético
04/02 — Ipatinga x Atlético
09/02 — Atlético x Democrata-SL
12/02 — Cruzeiro x Atlético
18/02 — Atlético x Patrocinense
22/02 — Carabobo x Atlético
25/02 — Atlético x América
01/03 — Atlético x Carabobo
Outro indicador que Coudet, de início, entrará efetuando diversos testes e colocando força máxima é o tempo de pré-temporada: são 30 dias de trabalho antes dos compromissos oficiais. Longo tempo foi possível devido à Copa do Mundo, realizada em um período atípico do ano.
Em 2022, o clube alvinegro conseguiu manter, praticamente intacto, o time multicampeão na época anterior. No entanto, atualmente, diversas peças foram trocadas.
Os principais atletas que saíram foram o atacante Keno, o meia Nacho Fernández, o volante Jair e o zagueiro Junior Alonso. Entre os que chegaram à Cidade do Galo estão o atacante Paulinho, o meia Igor Gomes, o volante Edenilson e o zagueiro Bruno Fuchs.