Um menino de 12 anos sofreu uma parada cardíaca ao tentar realizar um “desafio do TikTok” conhecido como “chroming”, que envolve a inalação de gases tóxicos de produtos domésticos comuns, como desodorantes, removedores de esmalte e sprays de cabelo. O incidente ocorreu no dia 21 de agosto, em South Yorkshire, na Inglaterra.
Nichola King, de 36 anos, mãe do garoto e de outros três filhos, compartilhou nas redes sociais as imagens dos primeiros socorros na tentativa de alertar outros pais sobre os perigos desse tipo de desafio. Segundo ela, enquanto estava no andar de cima alimentando o filho mais novo, ouviu o barulho de Cesar caindo no chão. Ao descer para ver o que havia acontecido, encontrou o menino tendo uma convulsão.
Os paramédicos chegaram rapidamente e encontraram latas de desodorante aerossol espalhadas pelo chão. Após realizar manobras de ressuscitação, Cesar foi levado ao hospital e colocado em coma induzido na unidade de tratamento intensivo.
Nichola descreveu o momento em que encontrou o filho: “Eu ouvi Cesar descendo em silêncio e pensei que ele estava indo comer alguma coisa. De repente, ouvi um estrondo, como se alguém tivesse caído. Quando desci, vi meu filho deitado no chão, com os olhos revirando. Fiquei em choque. Vi meu filho morrer e a luz sumir de seus olhos.”
Ela decidiu compartilhar as imagens dos primeiros socorros para conscientizar pais e jovens sobre os perigos dos desafios nas redes sociais. Em março deste ano, um menino de 11 anos também morreu na Inglaterra, supostamente após tentar realizar o mesmo desafio do “chroming”.
Especialistas alertam que inalar produtos químicos pode causar danos cerebrais irreversíveis, parada cardíaca e até a morte.