O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, teve sua conta no Instagram retirada do ar neste sábado (5) pela Justiça Eleitoral. Após a decisão, Marçal criou um novo perfil, @spmarcal, que rapidamente ultrapassou 400 mil seguidores.
Esta é a segunda vez que Marçal, ex-coach, sofre bloqueio no Instagram por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Em agosto, sua conta foi suspensa após ação da campanha de Tabata Amaral (PSB), que o acusou de disseminar fake news por meio de vídeos editados.
Neste fim de semana, o bloqueio foi motivado por um processo movido pelo candidato Guilherme Boulos (PSOL). Marçal havia divulgado nas redes um laudo médico questionável, que alegava que Boulos teria usado cocaína e necessitado de atendimento psiquiátrico em 2021. O juiz Rodrigo Capez determinou a suspensão da conta por 48 horas, considerando que o laudo falso poderia configurar crimes como difamação e uso de documento falso.
Boulos e seus advogados negam a veracidade do documento e acionaram a Justiça Eleitoral e Criminal, solicitando a prisão de Marçal e de terceiros envolvidos. Em resposta, Boulos apontou várias irregularidades no laudo, como o uso do CRM de um médico falecido e o envolvimento de um amigo de Marçal, condenado por falsificação de documentos. Além disso, Boulos afirmou que, na data em questão, estava distribuindo cestas básicas, como evidenciado por fotos compartilhadas em suas redes.
O caso, que envolve alegações graves e repercussão eleitoral, segue sob investigação da Polícia Federal.