Lula sofre acidente doméstico em Brasília e cancela viagem à Rússia por recomendação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília neste sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça. Por conta disso, sua viagem planejada para a Rússia, que ocorreria na tarde deste domingo (20), foi cancelada. Lula participará da Cúpula do Brics esta semana de forma remota, por videoconferência.

De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo, o presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, ou seja, um corte na parte de trás da cabeça. Embora o quadro não seja grave, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho recomendou que Lula evite viagens longas.

Lula recebeu cinco pontos no ferimento e, após ser atendido, foi liberado para retornar ao Palácio da Alvorada. Na manhã deste domingo, ele retornou ao hospital para exames adicionais e foi novamente liberado. O boletim médico, assinado pelos diretores do hospital, Rafael Gadia e Luiza Dib, reforça que, embora o presidente tenha sido orientado a evitar viagens aéreas de longa distância, ele está liberado para exercer suas atividades normais, sob acompanhamento médico.

Com o cancelamento da viagem à Rússia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, liderará a delegação brasileira na Cúpula do Brics em Kazan. A presidência informou que Lula participará do evento por videoconferência e continuará com sua agenda de trabalho em Brasília.

O presidente embarcaria neste domingo da Base Aérea de Brasília, com o evento na Rússia programado para começar na terça-feira (22). Também estavam previstas reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

No sábado (19), Lula esteve em São Paulo para participar de eventos de campanha com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura da capital paulista. Devido às chuvas, a carreata foi substituída por uma transmissão online. Lula retornou a Brasília no início da noite de sábado, horas antes do acidente.

Lula, que tem 78 anos, passou por uma cirurgia de artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023. Recentemente, ele fez exames de revisão para acompanhar sua recuperação.