O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico na noite de sábado (19) enquanto cortava as unhas dos pés no banheiro. A informação foi divulgada pela colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Segundo o relato, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada após terminar o corte em um pé, desequilibrando-se ao tentar iniciar o corte no outro.
O presidente bateu a nuca em uma quina e sangrou bastante, mas permaneceu consciente. Ele foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde recebeu cinco pontos e fez uma série de exames.
O boletim médico revelou que Lula sofreu um “ferimento corto-contuso na região occipital”, resultando em uma pequena hemorragia cerebral. Exames de imagem confirmaram o traumatismo craniano.
Em uma ligação na segunda-feira (21), Lula reconheceu que o acidente foi “grave”, mas afirmou que não afetou áreas delicadas. A conversa com o candidato a prefeito do PT em Camaçari (BA), Luiz Caetano, foi gravada e compartilhada nas redes sociais do candidato.
“Estou bem, querido. Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu tô cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte”, declarou Lula. “Então, eu estou aguardando, porque os médicos dizem que eu tenho que esperar uns três, quatro dias para saber qual foi o estrago que fez a batida”, acrescentou.
O presidente retornou ao Hospital Sírio-Libanês na tarde desta terça-feira (22) para novos exames. O boletim médico indica que os exames de imagem mostram a situação do presidente estável, e ele continua apto para trabalhar. Devido à pequena hemorragia cerebral, ele passará por uma nova avaliação em 72 horas.
Lula tinha uma viagem agendada para Kazan, na Rússia, para participar da Cúpula dos Brics — grupo que reúne as cinco maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No entanto, por orientação médica, o presidente cancelou a viagem e participará do encontro apenas por videoconferência. Na manhã desta terça-feira, Lula conversou por telefone com Vladimir Putin sobre a adesão de mais países ao Brics. Segundo o Planalto, Putin lamentou o cancelamento da viagem de Lula, mas se comprometeu a garantir sua participação por videoconferência.